25°C 29°C
João Pessoa, PB

Policiais e Bombeiros Militares da PB Fecham Acordo de Reajuste Salarial com o Governo

Negociações resultam em aumento de 20% e novos compromissos para a categoria

18/03/2025 às 11h04
Por: Diego Moreira
Compartilhe:
Policiais e Bombeiros Militares da PB Fecham Acordo de Reajuste Salarial com o Governo

Após horas de negociação, as entidades representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba chegaram a um acordo com o Governo do Estado na noite dessa segunda-feira (17) sobre o reajuste salarial da categoria. O entendimento prevê um aumento de 20%, aplicado de forma escalonada ao longo do ano.

Detalhes do Reajuste

O reajuste será implementado em três etapas:

  • 5% já concedidos em janeiro;
  • 11% em setembro;
  • 4% em dezembro.

Com esse formato, o percentual final será superior a 20%, uma vez que os aumentos de setembro e dezembro incidirão sobre valores já corrigidos.

Inicialmente, o Governo havia concedido um reajuste linear de 5%, mas as entidades representativas reivindicaram um percentual maior, considerando a importância da valorização dos profissionais da segurança pública. A primeira proposta do Governo foi um reajuste de 10%, divididos em duas parcelas de 5% (janeiro e setembro), mas após novas rodadas de negociação, o percentual foi ampliado para os atuais 20%.

Outros Pontos do Acordo

Além do reajuste salarial, o Governo também confirmou a implantação de mais 20% referentes a um acordo judicial firmado com o Clube dos Oficiais e a Caixa Beneficente da PM e BM. Esse acordo prevê a implementação de 100% da bolsa desempenho para servidores ativos e inativos, distribuída em cinco parcelas de 20%.

Outro ponto importante firmado no encontro foi a criação de uma comissão para analisar a possibilidade de adoção do modelo de pagamento baseado no sistema de subsídio, que poderá ser implantado a partir do próximo ano.

Representantes da Categoria

O anúncio do acordo foi feito pelo coronel Francisco de Assis, presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba, que gravou um vídeo direto da Secretaria de Segurança Pública para informar a categoria sobre o resultado das negociações.

Também participaram da reunião o coronel Castro, presidente da Caixa Beneficente de Oficiais e Praças da PM e BM da Paraíba, o subtenente Welington, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM e BM da Paraíba, e o tenente Roberto, vice-presidente da Associação dos Inativos da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba.

O acordo representa um avanço nas demandas da categoria e reforça o compromisso do Estado com a valorização dos profissionais da segurança pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.