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Sintur-JP alerta que liberação das faixas exclusivas torna ônibus mais lentos

O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) faz alerta para os efeitos negativos da flexibilização do uso dessas faixas

05/03/2025 às 12h18
Por: Diego Moreira Fonte: Fonte83
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Sintur-JP alerta que liberação das faixas exclusivas torna ônibus mais lentos

Atualmente, João Pessoa dispõe de 20 km de faixas exclusivas para ônibus em vias de grande movimento, como as avenidas Epitácio Pessoa, Dom Pedro II, Josefa Taveira, Vasco da Gama e Lagoa. Esses corredores foram criados com o objetivo de dar prioridade ao transporte público, que atende aproximadamente 180 mil passageiros por dia útil. Além de melhorar a eficiência do sistema de transporte coletivo, essas faixas ajudam a reduzir o congestionamento e as emissões de poluentes. Nos horários de pico, cada ônibus transporta até 60 pessoas, o que representa a redução de mais de 40 carros nas vias.

Embora originalmente destinadas exclusivamente aos ônibus, as faixas agora também são acessíveis a veículos de serviços essenciais, como ambulâncias, viaturas policiais, transporte escolar, táxis com passageiros e operações de trânsito, mas apenas em situações de emergência.

Entretanto, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) alertou para os efeitos negativos da flexibilização do uso dessas faixas. A entidade destaca que a redução da prioridade para os ônibus compromete diretamente a agilidade do transporte público e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado aos passageiros. A falta de exclusividade pode, ainda, resultar em aumento de acidentes, especialmente envolvendo motocicletas.

Em um estudo realizado entre 17 e 21 de fevereiro, o Sintur-JP observou as consequências da liberação das faixas. Na Avenida Dom Pedro II, por exemplo, o tempo de percurso no trecho de 2,6 km passou de 8 para 10 minutos, e a velocidade média dos ônibus caiu 20%, de 19,5 km/h para 15,6 km/h. “A perda de tempo dentro do ônibus impacta diretamente os trabalhadores, que dependem da pontualidade. Isso é um retrocesso. Menos tempo no transporte significa mais tempo com a família”, afirmou Isaac Moreira, diretor institucional do Sintur-JP.

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) reforça a importância de priorizar os ônibus no trânsito. Segundo a NTU, a exclusividade das faixas para transporte coletivo é crucial para aumentar a velocidade operacional e a capacidade do sistema, tornando o transporte público mais eficiente e atraente. “Faixas preferenciais melhoram a fluidez do trânsito, evitando atrasos e tornando o transporte coletivo mais confiável”, afirma a entidade.

Em termos de ocupação das vias, os ônibus são responsáveis por transportar 74% dos passageiros, mas ocupam apenas 8% do espaço viário, enquanto os carros particulares, que representam 26% dos deslocamentos, ocupam 80% das ruas, de acordo com dados da NTU. O Sintur-JP destaca que a priorização do transporte coletivo é a chave para uma mobilidade urbana mais sustentável: “Cada ônibus lotado substitui dezenas de carros, diminuindo congestionamentos e poluição.”

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